Um incêndio atingiu a estrutura de um dos pavilhões da COP30, em Belém, na tarde de hoje.
O que aconteceu
Não há registro de feridos, mas algumas pessoas passaram mal por causa da fumaça. A reportagem do UOL presenciou ambulâncias com participantes deixando o local do evento. Segundo o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o ministro do Turismo, Celso Sabino, o incêndio foi controlado — o Corpo de Bombeiros ainda não confirmou oficialmente.
ONU afirmou que o local não vai reabrir antes das 20h. A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) também disse que o fogo foi controlado e que houve poucos danos.
O fogo começou em um estande na blue zone, perto do pavilhão do Brasil, por volta das 14h. A área azul é onde ocorrem as negociações e ficam concentrados os pavilhões de países e associações. O cheiro de fumaça é forte no local e houve correria. A energia interna foi desligada e as negociações paralisadas.
Membros da organização do evento não conseguiram controlar o incêndio com os extintores e precisaram acionar os bombeiros. Viaturas chegaram ao local por volta das 14h15 e, às 14h40, o local seguia em fase de rescaldo. Barbalho afirmou que as “equipes agiram rapidamente para evacuar a área”. O Corpo de Bombeiro foi acionado pela ONU, segundo o governador do Pará.
O ministro do Turismo disse que o incêndio “poderia acontecer em qualquer lugar do planeta Terra”. Sabino ressaltou ainda que “não foi porque um celular pegou fogo ali, que a COP acabou”. Depois, ponderou que ainda não há informações sobre qual teria sido a causa.
Todas as áreas do evento foram evacuadas, incluindo a presidência e as salas de conferência. Equipes do Corpo de Bombeiros chegaram a bater de porta em porta para evacuar todas as pessoas que continuassem em salas ocupadas.
O ministro do Turismo afirmou que a decisão de continuar as negociações será tomada por representantes da ONU. “Daqui a pouco a gente vai saber se foi um celular [que pegou fogo] ou se foi um curto-circuito”, disse Sabino.
As equipes de segurança atuaram prontamente, informou governo federal. Em nota, o Planalto disse que a área segue sendo monitorada. “A organização da COP30 informa que o incêndio ocorrido na região de pavilhões da Blue Zone está controlado e não deixou feridos”, diz a nota.
Responsabilidade é do governo, diz ONU
Após o incêndio, a ONU afirmou que a responsabilidade pela blue zone agora é do Brasil. A área destinada às negociações entre os países fica sob o comando da Organização das Nações Unidas durante a COP.
Em comunicado, a ONU afirmou que haverá uma perícia no local. O organismo internacional disse ainda que será feita uma atualização da situação por volta das 16h (horário de Brasília).
É necessário identificar causas do acidente, afirmou João Paulo Capobianco, secretário-executivo. “Aparentemente não há consequências graves, o sistema elétrico voltou a funcionar. Toda a responsabilidade é do governo brasileiro, as Nações Unidas não respondem pelo pavilhão azul”, disse o integrante do Ministério do Meio Ambiente.
Secretário disse que aguarda relatório sobre o incêndio, e que salas de negociação não foram atingidas. Ele disse que o fogo não deve prejudicar o avanço das negociações. “Se tivesse proporções maiores poderia ter impacto grande. Isso não deve afetar, é um momento de muita troca de informação e negociações. Há expectativa de aprovação de documento bastante consistente.” Ele também não descartou que o evento seja prolongado e que a situação “volte ao normal rapidamente.”
Por Uol
