--

Notícia

--

FRAUDE

Polícia Federal desmantela organização criminosa e revela desvio milionário em Piaçabuçu

Redação
Atualizado em 08/11/2023 10:02

Polícia Federal desmantela organização criminosa e revela desvio milionário em Piaçabuçu
Dinheiro apreendido durante as operações desta quarta-feira, 08

Nesta quarta-feira, 8 de novembro, a Polícia Federal desencadeou uma série de operações simultâneas em municípios de Alagoas, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no desvio de verbas públicas, crimes contra o sistema financeiro nacional e agiotagem.

De acordo com informações da Polícia Federal, apenas em Piaçabuçu, os desvios envolvem contratos de aproximadamente R$ 5 milhões para a prestação de serviços ao município.

Ainda segundo a polícia, a operação em Piaçabuçu teve como objetivo aprofundar as investigações sobre possíveis crimes de fraude a licitações, desvio de recursos públicos e organização criminosa, que teriam sido praticados em conluio com agentes públicos locais.

A ação da Polícia Federal em Piaçabuçu, faz parte de um esforço conjunto com outras localidades alagoanas e de outros estados marcando mais um desdobramento da "Operação Palude", que inicialmente se concentrou em investigar suspeitas de desvio de recursos públicos destinados ao enfrentamento da Covid-19 no município de Pacatuba, em Sergipe, totalizando mais de R$ 1 milhão.

No decorrer da investigação, foi descoberta a existência de uma organização criminosa que operava há mais de uma década nos estados nordestinos, estendendo-se por Sergipe, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte. A organização estabelecia relações ilícitas com agentes públicos para viabilizar o desvio de recursos públicos.

No total, a operação resultou na execução de 33 mandados de busca e apreensão, além de três mandados de suspensão da função pública. Bens e valores relacionados às atividades ilícitas também foram alvo de sequestro.

Categorias