--

Notícia

--

DESCASO

Piaçabuçu não atinge meta do Ministério da Educação e tem nível zero na questão de alunos alfabetizados

Redação
Atualizado em 05/06/2024 09:51

Piaçabuçu não atinge meta do Ministério da Educação e tem nível zero na questão de alunos alfabetizados

O Brasil atingiu a meta de alfabetização estabelecida pelo Ministério da Educação para o ano passado, recuperando os níveis observados antes da pandemia de Covid-19. Em 2023, 56% das crianças brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental.

O ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou o resultado, destacando que o país conseguiu amenizar os efeitos negativos da pandemia na alfabetização dos estudantes e avançou na recomposição de aprendizagens.

Contudo, esse cenário positivo não se reflete em todos os cantos do país. Em Piaçabuçu, município localizado no Baixo São Francisco alagoano, a situação é alarmante. Apenas 31,7% dos alunos estão alfabetizados, colocando a cidade no nível zero em uma escala que vai até o nível 5, configurando um dos piores índices de Alagoas.

Enquanto o país celebra os avanços na alfabetização, Piaçabuçu se destaca negativamente, evidenciando a disparidade regional na educação brasileira. A cidade enfrenta desafios significativos para conseguir melhorar a alfabetização de seus estudantes, e ações específicas serão necessárias para reverter esse quadro preocupante.

Categorias