--

Notícia

--

SAÚDE

UPA de Penedo realiza procedimento inédito e salva vida de paciente com AVC

O método é altamente eficaz, mas só pode ser realizado até 4h30 após o início dos sintomas do AVC

Redação
Atualizado em 12/09/2025 16:54

UPA de Penedo realiza procedimento inédito e salva vida de paciente com AVC

A saúde pública de Penedo alcançou mais um marco histórico nesta semana. Pela primeira vez, fora de uma unidade referência em AVC de Alagoas, foi realizado o procedimento de Trombólise Química, utilizado no tratamento de pacientes vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. 

A intervenção realizada em hospitais de referência situados nas cidades de Maceió e Arapiraca foi conduzida em Penedo pelos médicos Dr. João Antonio Jacinto de Oliveira e Dra. Ayara Jhulia Palmeira Dantas Lima, profissionais da equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), serviço vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O método é altamente eficaz, mas só pode ser realizado até 4h30 após o início dos sintomas do AVC – popularmente conhecido como derrame -, e consiste na aplicação de um medicamento (alteplase) responsável por dissolver o coágulo sanguíneo responsável pela obstrução do fluxo de sangue em vasos cerebrais, permitindo a restauração da circulação sanguínea e oxigenação no cérebro. 

Apoio decisivo do Governo do Estado

O avanço só foi possível graças ao empenho e dedicação dos gestores estaduais. O Secretário Executivo de Saúde, Guilherme Lopes e Secretário de Saúde do Estado de Alagoas, Dr. Gustavo Pontes, têm desempenhado papel fundamental no fortalecimento da rede pública. Ambos, juntamente com o Governador Paulo Dantas, vêm garantindo condições estruturais e técnicas para que municípios como Penedo possam avançar cada vez mais na qualidade do atendimento em saúde.

“O paciente tinha um quadro de AVC isquêmico, que ocorre pela falta de sangue em alguma área do cérebro, mediante a obstrução por coágulo, e tinha indicação de tratamento com alteplase. Logo, a fim de oferecer a única chance de tratamento eficaz para redução do dano causado pelo AVC, em contato com neurologista, juntamos forças e seguimos a orientação para realizar o tratamento com maestria. Ao fim do procedimento, o paciente apresentou melhora significativa de fala e movimento”, explica o Dr. João Antonio Jacinto de Oliveira.

Ele acrescenta que ainda que a transferência do paciente para Maceió poderia resultar na impossibilidade de recorrer à Trombólise Química devido ao decorrer do tempo entre o início dos sintomas e o atendimento em unidade de referência em AVC.

Vale destacar que o procedimento só foi possível graças à estrutura da UPA e do Centro de Diagnóstico de Penedo, serviços públicos que dispõem de exame de tomografia computadorizada, fundamental para a identificação rápida do tipo de AVC e para a segurança na realização da Trombólise Química. 

Também é importante ressaltar que a realização do procedimento na Unidade de Pronto Atendimento foi decisiva para salvar a vida do paciente, permitindo ainda a redução dos danos causados pelo AVC, já que uma transferência para Maceió significaria a perda da janela terapêutica e, consequentemente, da única chance real de tratamento eficaz.

Esse avanço reflete o empenho da Secretaria Municipal de Saúde em garantir recursos tecnológicos de ponta e reafirma o compromisso da gestão Ronaldo Lopes/Valdinho Monteiro em manter a assistência da população sempre em primeiro lugar.

“Nada disso seria possível se a gente não contasse com uma boa estrutura em Penedo, onde a gente tem como referência o Centro de Diagnóstico para exames de alta complexidade. Nossos pacientes são encaminhados de forma imediata até a unidade para realizar exames que recebem laudos de forma rápida. Só temos a agradecer à equipe, que não mediu esforços para que todo o procedimento fosse bem-sucedido”, declarou a Dra. Ayara Jhulia Palmeira Dantas Lima.

Com a realização do procedimento, Penedo se destaca no cenário da saúde estadual ao oferecer um recurso de alta complexidade que, até então, estava restrito às maiores cidades do estado.

“Este é um momento que reforça o quanto a saúde pública de Penedo tem avançado. Como gestora, sinto orgulho de estar à frente de uma secretaria composta por profissionais dedicados, que dão o seu melhor todos os dias. A realização desse procedimento inédito demonstra que, com estrutura adequada, compromisso e competência, é possível oferecer, em Penedo, um atendimento de urgência e emergência com qualidade equivalente aos grandes centros de Alagoas. Esse é o nosso compromisso: valorizar o trabalho de nossa equipe e garantir que a população receba sempre o melhor cuidado possível”, afirma a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Texto: Gabriela Flores – jornalista e social midia SMS

Categorias