--

Notícia

--

MEIO AMBIENTE

Filhote de baleia jubarte de 1 tonelada é encontrado morto na praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu

Redação
Atualizado em 16/10/2023 09:24

Filhote de baleia jubarte de 1 tonelada é encontrado morto na praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu

Nesta quinta-feira, 07 de setembro, um filhote de baleia jubarte, pesando aproximadamente 1 tonelada e medindo quase 4 metros, foi descoberto sem vida na Praia do Pontal do Peba. O acontecimento mobilizou o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL) para investigar as circunstâncias da morte do animal.

De acordo com informações do PMP-SEAL, uma equipe especializada foi enviada ao local para realizar um exame de necropsia no filhote de baleia. Os primeiros indícios apontam para a possibilidade de que o animal tenha se separado de sua mãe, o que teria levado ao seu afogamento e encalhe. Essa triste realidade é comum entre filhotes de baleia jubarte, que são altamente dependentes de suas mães para sobreviverem, e a separação pode resultar em situações trágicas como essa.

Durante o exame do filhote de baleia, foram identificadas diversas características que corroboram com a teoria do afogamento. A presença de hipóstase cadavérica, que se manifesta como uma alteração de coloração nos órgãos, é um indicativo da falta de circulação sanguínea e da posição em que o animal foi encontrado. Além disso, a equipe de especialistas também detectou edema espumoso e água nos pulmões do filhote, sinais frequentes em mamíferos marinhos que se afogam.

É importante ressaltar que esse não é um incidente isolado. Segundo dados do Projeto Baleia Jubarte, em colaboração com a Rede de Encalhes e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB), este é o terceiro encalhe de baleias jubarte registrado em Alagoas somente este ano.

Para reportar avistamentos de animais marinhos debilitados ou mortos na região, a população pode entrar em contato pelos números 0800 079 3434 ou (79) 99683-1971, contribuindo assim para a proteção da vida marinha e a preservação das praias e ecossistemas costeiros.

Categorias