SEGURANÇA PÚBLICA
Segurança Pública coordena operação integrada para combater violência em Rio Largo
Equipes da Polícia Militar e Civil reforçam ações contra organizações criminosas que atuam no município
Agência Alagoas
Atualizado em 14/01/2025 10:09
A Secretaria de Estado da Segurança Pública está coordenando uma operação integrada continuada para combater a violência no município de Rio Largo, região metropolitana de Maceió. Guarnições especializadas da Polícia Militar e da Polícia Civil estão reforçando o policiamento na cidade.
O incremento nas ações policiais tem a finalidade de promover um maior enfrentamento às organizações criminosas que atuam na região e têm se confrontado pelo comando do tráfico de entorpecentes na localidade. Todas as ações contam com o apoio do Serviço de Inteligência da SSP e do Programa Força Tarefa.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, o reforço nas ações é por tempo indeterminado. “O que queremos é garantir mais tranquilidade à população rio-larguense, que tem sido amedrontada por certos indivíduos. Queremos afirmar a todos que continuaremos atuando forte e de forma conjunta para responsabilizar os envolvidos em crimes em todo o estado. Trabalhamos com planejamento estratégico com base na mancha criminal e não baixaremos a cabeça para que os bandidos façam o que quiserem”, declarou Saraiva.
Pela Polícia Militar, estão atuando equipes Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (RPMon), além do 8º BPM, responsável pela área.
Já pela Polícia Civil reforçam o serviço preventivo e investigativo policiais do Tigre; Grupo Tático da Coordenadoria de Recursos Especiais, pertencente à Diretoria de Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Core/Dracco); e da Delegacia de Homicídios e Repressão ao Narcotráfico de Rio Largo; além das equipes da Delegacia Distrital.
Na tarde dessa quinta-feira (09), um homem de 24 anos que era foragido da Justiça ficou ferido após efetuar disparos contra guarnições, durante tentativa de fuga. Os militares precisaram responder, e o homem foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE). Ele chegou a ser internado na ala vermelha da unidade de saúde, mas não resistiu e morreu.
De acordo com informações policiais, o jovem, que atuava numa organização criminosa, estaria no enterro de um comparsa no cemitério São Vicente de Paula. Após avistar as viaturas policiais, que foram ao local após denúncias, ele fugiu para um conjunto residencial onde foi encontrado dentro de um carro.
O secretário-executivo de Políticas de Segurança Pública, Patrick Madeiro, afirmou que o monitoramento e a prisão de envolvidos em delitos podem contar com a fundamental participação da população.
“Queremos convocar a população que faça segurança pública junto com a gente através do Disque-denúncia, canal muito importante para recebimento de informações relacionadas a criminosos. Em casos de flagrantes, também podem acionar o 190 que iremos atuar o mais rápido possível. Juntos, seguiremos fortes para enfrentar todo tipo de crime”, enfatizou ele.
Para contribuir com o trabalho das forças policiais, os cidadãos podem denunciar diversos crimes, como homicídios, tráfico de drogas, roubos ou a localização de pessoas foragidas ou procuradas pela Justiça. As ligações anônimas e gratuitas podem ser feitas pelo número 181. As informações também podem ser repassadas pelo aplicativo Disque Denúncia AL ou através do site https://disquedenuncia.seguranca.al.gov.br.