JUSTIÇA
Juízas de Alagoas discutem combate à violência doméstica em evento no RS
Juízas Natália Castro e Lívia Mattos participam de fórum nacional em Porto Alegre
Assessoria
Atualizado em 25/10/2023 09:42
As magistradas Natália Castro e Lívia Mattos representam o Judiciário alagoano no XV Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Fonavid). O evento teve início na terça (24) e segue até sexta-feira (27), na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
"O objetivo é trocar experiências e discutir práticas de enfrentamento à violência doméstica. Ao final do evento, serão aprovados enunciados que vão servir para orientar nas decisões judiciais", explicou a magistrada Natália.
Entre os assuntos que serão debatidos estão o acesso das mulheres à Justiça, protocolos para julgamento com perspectiva de gênero e a articulação interinstitucional e implementação de políticas públicas para mulheres. Confira aqui a programação.
No primeiro dia do encontro, houve reunião do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cocevid). Segundo a juíza Natália Castro, foram debatidos projetos que têm dado certo no combate à violência contra a mulher.
"Discutimos o aprimoramento do monitoramento eletrônico, com o botão do pânico, como os estados estão fazendo os grupos reflexivos e que práticas um estado está fazendo e que a gente pode implementar no outro", afirmou.