JUSTIÇA
Juiz Claudemiro Avelino media evento sobre desenvolvimento sustentável no Judiciário
Redação com Assessoria
Atualizado em 25/09/2024 15:48
O juiz Claudemiro Avelino, vice-presidente Cultural Pedagógico da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), mediará, nesta sexta (26), às 15h, evento online sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015, e o papel das instituições jurídicas no cumprimento dessas metas globais.
Magistrados, servidores e comunidade externa podem se inscrever até esta quinta (26) pelo Sistema de Eventos da Esmal.
O juiz Claudemiro Avelino de Souza é também titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Penedo, historiador pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), professor de História do Direito, curador do Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas (CCM) e presidente da Academia Alagoana de Letras e Artes de Magistrados.
O evento será realizado via plataforma Zoom e é uma realização da Biblioteca Geral do Poder Judiciário em parceria com a Grupo de Trabalho Agenda 2030 da Rede Bibliomemojus (Rede de Bibliotecas do Poder Judiciário), em celebração aos 9 anos de aprovação da Agenda 2030.
Temas abordados
O evento “Agenda 2030: ontem, hoje e o que esperamos para amanhã?” abordará o desenvolvimento da Agenda 2030 e as responsabilidades que surgem para as instituições jurídicas e bibliotecas no cumprimento dos ODS. Entre os tópicos discutidos estão:
– A história e evolução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
– O papel das bibliotecas jurídicas na promoção dos ODS: acesso à informação, transparência e apoio à justiça social;
– Iniciativas atuais das bibliotecas jurídicas que contribuem para os ODS;
– Desafios e oportunidades para o futuro.
Os participantes receberão certificado de participação com carga horária de duas horas.
A palestra será ministrada por Genilson Geraldo, doutorando e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e bacharel em Biblioteconomia também pela UFSC.