MEIO AMBIENTE
Secretaria de Recursos Hídricos participa de reunião para fortalecer a aquicultura em Alagoas
Encontro reuniu representantes do setor agropecuário, ambiental, além de instituições públicas para discutir estratégias de incentivo à atividade no estado
Agência Alagoas
Atualizado em 04/02/2025 11:20
![Secretaria de Recursos Hídricos participa de reunião para fortalecer a aquicultura em Alagoas](https://pontofinal.com.br/img/noticias/1486_imagemchamada.jpg?w=1080&h=566&fit=crop)
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, participou nesta segunda-feira (03), de uma reunião de alinhamento sobre o Projeto Aquicultura Brasil, iniciativa que busca impulsionar o setor aquícola no país. Durante a reunião, foram discutidas medidas para a regularização ambiental, ampliação do suporte técnico e incentivo à produção sustentável.
O encontro, articulado pela Secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, contou com a participação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas, Júnior Rodrigues, e do superintendente do Ministério da Pesca em Alagoas, Cauê Castro, além de representantes de produtores, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Agência de Desenvolvimento da Pesca (Adepa).
A secretária Tereza Nelma destacou a importância do fortalecimento do setor e anunciou que está minutando uma lei para auxiliar os aquicultores. “Nosso objetivo é criar um ambiente mais seguro e favorável para a aquicultura. Estamos trabalhando, em parceria, para garantir suporte aos produtores que já atuam na atividade e tornar Alagoas ainda mais atrativa para novos aquicultores”, afirmou.
O secretário Gino César reforçou o compromisso da Semarh com a sustentabilidade do setor e ressaltou a importância da parceria entre governo e produtores, “A aquicultura é um setor estratégico para o desenvolvimento sustentável de Alagoas, um norte seguido pelo Governo Paulo Dantas. A parceria entre governo, produtores e entidades do setor é fundamental para garantir mais crescimento sustentável dessa atividade, como é o caso da carcinicultura em que estamos acompanhando aumento da produção”, destacou o secretário.
O Projeto Aquicultura Brasil busca fortalecer a cadeia produtiva e oferecer maior segurança jurídica e ambiental aos produtores, consolidando a aquicultura como uma alternativa econômica sustentável para o estado.
O potencial nacional pode ser exemplificado pelo fato de o Brasil ocupar a quarta posição mundial na produção de tilápia, segundo dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), com um crescimento contínuo nos últimos anos. O país se destaca pelo clima favorável, abundância de recursos hídricos e um mercado interno em expansão, tornando a aquicultura uma atividade estratégica para o desenvolvimento econômico e a segurança alimentar.
Em Alagoas, o setor apresenta grande potencial de crescimento. Com investimentos em infraestrutura, regularização ambiental e apoio técnico, o estado pode se consolidar como um dos polos aquícolas do Nordeste, gerando emprego e renda para centenas de produtores.
![](https://pontofinal.com.br/anuncios/46_midia.jpg)
![](https://pontofinal.com.br/anuncios/51_midia.jpg)