CULTURA
Rota das Máscaras inclui trabalho do artistas plástico e carnavalesco Tadeu dos Bonecos
Redação
Atualizado em 28/07/2025 17:09

Um trabalho que preserva e valoriza a tradição das máscaras de carnaval inclui o artista plástico Tadeu Lira, mais conhecido como Tadeu dos Bonecos, brincante popular radicado em Penedo e incluído no documentário O Reino dos Bobos.
A produção audiovisual dirigida por Igor Machado e Thiago Souza foi exibida no Cine Penedo na tarde de sexta-feira, 25, para estudantes da Escola Estadual Gabino Besouro, contrapartida do projeto Rota das Máscaras articulada com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).
A iniciativa apoiada pelo Governo de Alagoas, Sebrae e as prefeituras dos seis municípios do estado onde a produção de máscaras carnavalescas é preservada trouxe a empreitada cultural para a cidade histórica.
Tadeu dos Bonecos é um dos artistas que mantém esse traço cultural vivo, a exemplo do falecido Gilberto de Tatuamunha, inspiração para o filme que também registra a brincadeira em Anadia, Teotônio Vilela, Pão de Açúcar, Traipu e Porto de Pedras, ponto de partida da Rota das Máscaras.
Igor Machado conta como tudo começou, lá em 2020, durante a pandemia de covid. “Thiago Souza, mascareiro de Porto de Pedras, estava inaugurando um movimento de retomada das máscaras, o coletivo Bobo Gaiato, e ele tinha assistido a um filme meu, o Nas Quebradas do Boi, que retratava essa coisa da cultura popular, por isso me convidou pra fazer um filme sobre as máscaras de lá”.
O convite gerou uma pesquisa que ampliou o foco do documentário. “A gente entrou em seis cidades e cada lugar tem as suas características, Penedo com esse grande mestre que é o Tadeu dos bonecos, que além dos bonecos também faz máscara e tudo, e esse filme meio que mostra essa jornada”, completa Igor sobre o projeto que retornou aos locais de origem, com a exibição do documentário de 40 minutos, exposição itinerante de máscaras e workshop sobre turismo cultural e economia criativa.
“Recebemos o projeto Rota das Máscaras aqui em Penedo, que está incluindo o nosso município como um destino turístico voltado também para essa cultura popular, desses saberes e fazeres da máscara”, ressaltou a Secretária Municipal de Cultura Teresa Machado, destacando o reconhecimento ao trabalho de Tadeu dos Bonecos e a participação de estudantes na contrapartida.
Na próxima quinta-feira, 31, o projeto Rota das Máscaras será apresentado ao trade turístico alagoano, em Maceió, no Cine Art Pajuçara. “A gente vai fazer o que fizemos até agora, para que o empresariado entenda a importância da cultura popular, da máscara e dessas seis cidades como uma rota provável e possível de turismo, gerando renda e valorização da nossa cultura”, conclui Igor Machado.
Texto Fernando Vinícius
Fotos Kamylla Feitosa

