TOCAIA
Proprietário de fazenda localizada na zona rural de Penedo é autuado por furto de energia elétrica
Redação
Atualizado em 01/02/2024 15:54
Uma operação conjunta liderada pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), através do 11º Batalhão da Polícia Militar, com o apoio da Equatorial Alagoas, desvendou um esquema de furto de energia em uma fazenda dedicada ao cultivo de mamão e mandioca, localizada na zona rural do município de Penedo.
Durante a operação, batizada de “Tocaia”, os agentes conduziram o proprietário da unidade consumidora e um funcionário até a delegacia para prestar esclarecimentos, onde os procedimentos legais foram realizados.
Segundo informações fornecidas pela equipe técnica de inspeção da distribuidora, a investigação revelou que um funcionário da propriedade estava realizando diariamente um procedimento irregular, desviando energia para uma bomba de 75 CV. O monitoramento constante da unidade já vinha sendo realizado há algum tempo, o que contribuiu para a identificação dos indícios de irregularidade, evidenciados pelo padrão anormal de consumo.
Estima-se que a quantidade de energia perdida chegava a aproximadamente 18.000 kWh por mês, uma quantidade significativa capaz de abastecer mais de 120 residências durante todo um mês.
O furto de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, e a prática de fraudar medidores, classificada como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro.