INFRAESTRUTURA
Programas do Governo melhoram qualidade de vida de comunidade em Penedo
Agência Alagoas
Atualizado em 13/04/2023 21:38
Com a conclusão das obras dos Programas Vida Nova nas Grotas e Vida Nova na Sua Casa, executados pelo Governo de Alagoas em parceria com a Prefeitura de Penedo, a Comunidade Brasília passou agora a ser chamada pelos moradores de “Brasília Chique".
"Estou feliz da vida com o que foi feito aqui. Antes, era só lama e mato, hoje tudo está limpo e organizado. Essas obras nos deram uma vida nova", disse Aparecida da Silva, que vive há mais de 30 anos na comunidade e é pastora da Igreja evangélica local.
As melhorias, inauguradas nesta quinta-feira (13) pelo governador Paulo Dantas e o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, beneficiam não só Aparecida, mas os todos 800 habitantes da região. Além de receberem meio-fio, escadarias e canaletas renovadas, os moradores foram contemplados com a reforma de 72 casas e a reconstrução de outras três, que antes eram de taipa e foram destruídas pelas chuvas em 2022.
“Quando a gente executa obras como essa, de melhoria de infraestrutura que proporciona acessibilidade e mobilidade às pessoas, nós estamos promovendo a dignidade, garantindo o direito de ir e vir com tranquilidade, agilidade e isso deixa as pessoas felizes", expressou o governador, assegurando que obras como essas serão levadas a todos os cantos do estado nos próximos quatro anos.
Durante a visita, o governador também assinou o termo de cessão do prédio da antiga Delegacia Regional, que será a sede da Guarda Municipal, e assinou a Ordem de Serviço para construção da Escola Municipal Santa Luzia, com 12 salas de aula. As atividades fizeram parte da programação festiva dos 387 anos da elevação de vila à cidade de Penedo.
Segundo o prefeito Ronaldo Lopes, a comunidade Brasília é uma das mais carentes do município. Com as obras dos Programas Vida Nova nas Grotas e Sua Casa Nova, os moradores viram suas vidas transformadas. "Nessa comunidade muitas pessoas perderam suas casas na cheia de 2022, e as tiveram praticamente reconstruídas. Algumas sequer tinham banheiros, e hoje têm toda segurança, com banheiro, caixa d'água e cobertura nova", destacou o prefeito.
Programas em Penedo
Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o Programa Vida Nova em Sua Casa está reparando 312 unidades habitacionais em Penedo, com recursos do Governo do Estado. Um investimento no valor de R$ 3.720 milhões e vai beneficiar mais de 1.500 pessoas.
A primeira etapa foi executada na Comunidade Brasília, no Bairro Santo Antônio, que foi severamente atingida no inverno de 2022. "Hoje temos convênios com 24 municípios para execução de obras como essa e até o fim do ano pretendemos atingir 35 municípios com o programa de melhorias habitações ", informou o secretário de Estado da Infraestrutura, Rui Palmeira.
Adriana Silva, que teve a casa destruída no período de Chuvas, recebeu as chaves da nova casa das mãos do governador Paulo Dantas e da Coordenadora do Programa Vida Nova das Grotas e primeira-dama, Marina Dantas, que disse estar feliz com a interiorização do programa.
"Aqui em Penedo, essas famílias tiveram as casas destruídas e ficaram desalojadas nas enchentes de 2022. É muito importante, como coordenadora desse programa, poder levá-lo aos municípios e promover também melhorias nas habitações. Estamos trazendo dignidade para as pessoas, por meio de uma parceria do Governo do Estado e Município, com os programas executados pela Setrand e Seinfra", salientou a coordenadora do Programa Vida Nova nas Grotas.
Já a Secretaria de Estado do Transporte de Desenvolvimento Urbano (Setrand) investiu R$ 1 milhão do Programa Vida Nova nas Grotas de Alagoas na reconstrução de escadarias, cavaletes, corrimão, muro de contenção, passeio, meio-fio, acesso, além pavimentação asfáltica de várias ruas.
"São oito anos desse programa que agora chega ao interior do estado. Para a gente, que viu esse programa nascer, é uma satisfação, assim como em Maceió, observar a alegria das pessoas com um programa que traz dignidade a para quem vivia antes em condições insalubres", acentuou o secretário.