SEGURANÇA
Prefeitura de Penedo amplia monitoramento de segurança com novas câmeras e rede de fibra ótica
O governo Ronaldo Lopes investe em tecnologia de ponta, aprimorando ferramentas de segurança para as famílias penedenses, turistas e o patrimônio público
Assessoria
Atualizado em 30/10/2024 16:06
A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SEPLAG), iniciou um importante avanço no monitoramento da cidade, ampliando e aprimorando o sistema de videomonitoramento.
A nova fase do projeto instala rede de fibra ótica, interligando equipamentos com a Centro de Controle Operacional melhorando a qualidade da transmissão das imagens e fortalecendo a segurança em áreas estratégicas, principalmente no Centro Histórico e porto das balsas.
O governo Ronaldo Lopes investe em tecnologia de ponta, aprimorando ferramentas de segurança para as famílias penedenses, turistas e o patrimônio público.
“Nós estamos ampliando para atender determinadas regiões da cidade, instalando novas câmeras de segurança em nosso o sistema de monitoramento através de câmaras de segurança”, reforça Jânio Matos, Diretor do Sistema de Monitoramento da Prefeitura de Penedo.
A fase atual da expansão do monitoramento eletrônico pela SEPLAG vai cobrir toda a extensão da orla ribeirinha, desde as imediações da sede da SMTT até a Rocheira, incluindo o porto das balsas.
Ruas e avenidas do Centro Histórico já estão sendo monitoradas 24 horas, assim como a Rodovia Mário Freire Leahy. A próxima etapa do trabalho alcançará dois pontos das principais vias de acesso a Penedo: o Trevo da Paisa e o posto policial do antigo Ginásio do Sesi, onde funciona a Secretaria Municipal de Educação.
A alta velocidade e confiabilidade da conexão permitirá que as imagens sejam transmitidas em tempo real para a central de monitoramento que não tem autorização para repassar vídeos de eventuais ocorrências.
“Qualquer pessoa, empresa ou instituição que necessite de imagens que podem ter sido capturadas em nosso sistema precisa, antes de tudo, registrar o boletim de ocorrência. E quem faz a solicitação ao nosso setor é a Polícia Civil ou Militar”, explica Jânio Matos.
O prefeito Ronaldo Lopes destaca que o projeto é uma iniciativa que une tecnologia e segurança pública para melhorar a qualidade de vida da população. “Investir na segurança é investir no bem-estar da nossa cidade e no cuidado com nosso patrimônio. Com essa rede de câmeras interligadas por fibra ótica estaremos mais preparados para combater a criminalidade e proteger nossa gente,” enfatiza o gestor penedense.
Fotos Deywisson Duarte/Secom PMP