PARCERIA
População da região do Baixo São Francisco é beneficiada com registros gratuitos
Ação da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL) e órgãos parceiros acontece em dois dias, em Penedo, das 8h às 17h
Assessoria
Atualizado em 10/10/2023 18:45
A dona de casa Rosângela Ezequiel dos Santos garantiu certidões de nascimento para cinco filhos, com o objetivo de realizar matrícula na escola. Uma das filhas, segundo ela, já tem projetos para estudar em uma instituição federal de ensino, mas as condições para emitir os registros civis não estavam favoráveis.
Rosângela é uma das centenas de pessoas beneficiadas pela campanha “Registro Para Todos”, que ocorre nesta terça e quarta (10 e 11), na cidade de Penedo, no ginásio poliesportivo Padre Manoel Vieira de Mello, no bairro Castro Alves.
“Essa campanha veio na hora certa, porque, no momento, eu não tinha condições de tirar esses documentos. Isso significa muita coisa, porque dá trabalho para se locomover e ainda mais com as condições financeiras da minha família. Foi uma boa oportunidade e não demorou para emitir, foi muito rápido”, comentou Rosângela, ao afirmar que também vai tentar garantir dois RGs dos filhos.
Rosângela garantiu registros civis para cinco filhos. Foto: Niel Rodrigues
O intuito do evento é erradicar o sub-registro, com a emissão gratuita de certidões de nascimento, casamento e óbito, RG, CPF, Carteira de Trabalho, além de inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), cadastro e emissão do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e vacinação para adultos e crianças.
O guarda municipal Edson Santos Ferreira, que reside em Penedo, aproveitou o horário de trabalho durante a campanha para emitir a certidão de casamento e a identidade. “O sentimento que fica é de gratidão imensa, foi um prazer enorme e posso dizer que gostei muito do trabalho de vocês”, disse.
De acordo com o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL), Anderson Passos, o apoio irrestrito de todos os órgãos parceiros é essencial para beneficiar os que mais precisam.
“A Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas tem se destacado na busca desse objetivo, que é erradicar o sub-registro através do programa Registro para Todos. Tivemos um apoio irrestrito de todos os órgãos parceiros, como a Arpen, o Ministério do Trabalho, o Instituto de Identificação, a prefeitura de Penedo e a Receita Federal, todos esses órgãos unidos para que possamos oferecer esses serviços à população”.
Quem também marcou presença no evento foi o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, que elogiou a iniciativa do Judiciário. “Nós estamos vendo aqui muita gente que tinha problema de documentação conseguindo resolver. Hoje é um dia muito importante para a população de Penedo e da região do Baixo São Francisco, porque a Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas trouxe todos esses serviços para cá e nós estamos dando todo o apoio necessário porque sabemos da importância desse trabalho para a população de Penedo”, comentou.