SEGURANÇA PÚBLICA
Policiais alagoanos participam de Curso de Polícia Comunitária Aplicada em Fortaleza/CE
Ascom SSP
Atualizado em 26/11/2024 16:34
Um policial civil e dois militares alagoanos iniciaram, nesta segunda-feira (25), o Curso de Polícia Comunitária Aplicada, oferecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A capacitação ocorrerá na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, em Fortaleza.
Durante duas semanas, os discentes, compostos por oficiais e praças das Polícias Militares, delegados e agentes das Polícias Civis e guardas municipais das capitais nordestinas, estarão atualizando seus conhecimentos sobre o tema. Estão presentes representantes de oito estados do Nordeste.
De acordo com o chefe de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP/AL, tenente-coronel Iran Rêgo, o objetivo é formar multiplicadores de um novo modelo de Polícia Comunitária.
“O curso será muito importante para o desenvolvimento de políticas de proximidade, reforçando as ações já desempenhadas em nosso estado. A capacitação também serve como troca de experiência e alinhamento geral entre os estados, além de ajudar no trabalho conjunto entre os entes federativos e o Governo Federal”, afirmou Iran Rêgo.
Também representam Alagoas o chefe dos Núcleos de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da Polícia Militar, capitão Henrique Durval, e o gestor do Núcleo de Projetos Sociais da Escola Superior de Polícia Civil, Rafael Dourado.
Curso
O Curso estará inserindo princípios e práticas do policiamento comunitário aplicado, visando uma contribuição significativa na prevenção da violência e criminalidade com foco em pessoas, grupos e territórios vulneráveis.
Dentre as disciplinas, estão Princípios e Fundamentos da Polícia Comunitária Aplicada; Mobilização Social e Estruturação de Redes; Prevenção, Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos; Inteligência e Análise de Dados no Policiamento Comunitário Aplicado; e Planejamento das Ações Educacionais.