CIBERNÉTICOS
Pessoas de Penedo acusadas de crimes na internet serão indiciadas na próxima semana, afirma delegado Rômulo Andrade
Redação com Aqui Acontece
Atualizado em 11/04/2023 10:35
Agentes da Delegacia Regional de Penedo participam a partir desta quarta-feira, 12 de abril, de um curso voltado ao combate de crimes cibernéticos, ofertado pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), após solicitação do delegado Rômulo Santana Andrade.
Em áudio enviado ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) o delegado declarou que, após o curso, os policiais de Penedo estarão aptos a conduzir essas investigações, que são mais complexas, até chegar às pessoas que utilizam a internet, principalmente as redes sociais, para cometer os mais diferentes crimes.
“Nós percebemos que havia uma grande deficiência em Penedo no combate aos crimes cibernéticos. Para reverter isso, tomamos a iniciativa de preparar nossos policiais para que eles possam atuar nesses casos, e conseguimos o apoio da Deic. São muitos ataques, racismo e ameaças nas redes sociais. Inclusive na próxima semana estaremos começando a indiciar algumas pessoas pela prática desses crimes em Penedo”, explicou o delegado.
De acordo com Rômulo Andrade, um erro grande de algumas pessoas é acreditar que a internet é terra sem lei e com isso confundir liberdade de expressão com liberdade para cometer crimes e atacar as pessoas.
Sobre a questão de ameaças de ataques a escolas, onde perfis anônimos estão causando pânico na população de muitas cidades de Alagoas e de outras partes do país, o delegado afirmou que essa questão também é uma grande prioridade, ressaltando que com esse curso, penedenses que propagam discurso de ódio no ambiente escolar passarão a ser constantemente monitorados. Mas atenção: o delegado não disse que há ameaça de ataque a escolas de Penedo.
“Essa será a primeira vez que se faz um curso dessa magnitude em Penedo, graças ao planejamento e iniciativa da Delegacia Regional, diante de nossas necessidades. Com isso, esses crimes cibernéticos passarão a ser combatidos de forma sistemática em nossa região. Com certeza esse curso trará muitos benefícios”, finalizou.
Clique no player e confira o áudio na íntegra!