SUSTENTABILIDADE
Penedo conquista vagas na etapa nacional da Conferência das Cidades
O evento reuniu representantes de diversos segmentos sociais para discutir os rumos da política de desenvolvimento urbano sustentável
Atualizado em 05/09/2025 10:30

A 7ª Conferência Estadual das Cidades de Alagoas encerrou, nessa quarta-feira (3), dois dias de intensos debates no Centro de Convenções de Maceió, no histórico bairro de Jaraguá. O evento reuniu representantes de diversos segmentos sociais para discutir os rumos da política de desenvolvimento urbano sustentável, tanto em âmbito nacional quanto estadual, além de eleger os delegados que irão representar Alagoas na etapa nacional, prevista para outubro, em Brasília.
Penedo marca presença com representatividade
O município de Penedo assegurou duas vagas na Delegação Alagoana, composta por 42 delegados eleitos. A secretária municipal de Infraestrutura, Amanda Lima, representará o setor público municipal, reforçando o protagonismo da gestão Inovação e Crescimento nos debates sobre mobilidade urbana e saneamento básico. Também integra a delegação a empresária Ana Luiza Araújo Freire Soares, presidente do Sindilojas Penedo, levando a visão empreendedora local.
Para a secretária Amanda Lima, a participação de Penedo neste espaço fortalece o diálogo com outras cidades e estados:
“A Conferência é um espaço democrático e fundamental para que possamos levar as demandas de Penedo e de toda a região do Baixo São Francisco para o cenário nacional.”
Propostas e debates
A Conferência foi dividida em duas etapas. No primeiro dia, foi aprovado o regulamento e realizada a divisão dos participantes em seis grupos temáticos, seguindo as diretrizes do Ministério das Cidades. Cada grupo debateu as contribuições enviadas pelas conferências municipais, realizadas em Penedo e em outras 17 cidades alagoanas, elegendo propostas que seguiram para a plenária estadual.
No segundo dia, a programação foi aberta com a palestra “Notas e hipóteses sobre sistemas de desenvolvimento urbano para um debate estadual”, que estimulou novas discussões. Ao final, foram aprovadas 20 propostas e 9 moções, consolidando prioridades que serão defendidas em Brasília.
Segundo a coordenadora técnica e metodológica da conferência, professora Regina Dulce Lins, a força do evento está na capacidade de unir sociedade e poder público:
“Não existe política nacional de desenvolvimento urbano sem olhar para os territórios subnacionais. As conferências permitem que municípios tragam suas demandas, o Estado articule suas prioridades e, juntos, construam uma visão que será levada ao cenário nacional.”
A conferência contou com a presença de autoridades estaduais e nacionais, como o secretário especial de Planejamento da Seplag, Phelipe Vargas, que destacou a qualidade das propostas apresentadas, e a representante do Conselho Nacional das Cidades (Concidades), Camila Parente. Também participaram a secretária especial de Gestão e Patrimônio da Seplag, Júlia Casado, o secretário estadual da Infraestrutura, Gustavo Acioli, e o superintendente de Planejamento da Seplag, Genildo Silva.
SECOM/PMP com Assessoria SEINFRA

