SEGURANÇA PÚBLICA
Operação Epílogo desarticula Organização Criminosa que atuava em Penedo e outros municípios
Até o momento, 21 pessoas foram presas em cumprimento de 118 mandados judiciais, sendo 32 de prisão e 86 de busca e apreensão
Redação
Atualizado em 03/04/2025 11:25

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) deflagrou nas primeiras horas desta quinta-feira, 03 de abrul, a Operação Epílogo, uma ação integrada que envolveu forças de segurança estaduais e interestaduais para combater uma organização criminosa atuante no tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e homicídios. A operação foi realizada em Alagoas, São Paulo, Goiás, Sergipe e Bahia, com mandados expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
De acordo com as informações policiais, as investigações, conduzidas pela Chefia de Inteligência Integrada da SSP e pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) da Polícia Civil, duraram mais de um ano e tiveram como foco principal a desarticulação de uma facção criminosa com forte presença em cidades alagoanas, especialmente em Penedo, além de Piaçabuçu, Maceió e Arapiraca. Durante as apurações, também foram identificadas ações de facções rivais, como o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho).
Ainda segundo a polícia, um dos principais alvos da operação foi “Tubarão”, líder do PCC, responsável pelo tráfico de drogas e pela ordenação de homicídios diretamente de São Paulo. Ele foi localizado e preso em 30 de janeiro, após estar foragido e com diversos mandados de prisão pendentes.
A operação contou com o apoio de um grande contingente policial, incluindo a DRACCO, o Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) da Polícia Civil, o 11° Batalhão de Polícia Militar (BPM), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), e várias outras unidades da Polícia Militar e Rodoviária de Alagoas e dos estados envolvidos.
O nome da operação, "Epílogo", foi escolhido para simbolizar o desfecho das ações criminosas que estavam sendo conduzidas pelos envolvidos, representando o fim de um ciclo de práticas ilícitas. As forças de segurança continuam em diligências para localizar outros membros da organização e garantir o cumprimento integral dos mandados expedidos.

