--

Notícia

--

Operação cumpre mandados contra organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em AL e SE

Redação
Atualizado em 09/03/2023 17:41

Operação cumpre mandados contra organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em AL e SE

A Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP) coordenou, nesta quinta-feira (9), uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar de Alagoas e de Sergipe, com o objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas nos dois estados. A ação cumpre 16 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão nas cidades de Piaçabuçu, Brejo-Grande (SE) e Aracaju (SE).

 

De acordo com as investigações, realizadas pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil de Alagoas, em parceria com o 11° Batalhão da Polícia Militar, a organização criminosa atuava na prática de tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo, além da prática de diversos homicídios na região do Baixo São Francisco, o que estava causando distúrbios sociais. O trabalho investigativo durou cerca de seis meses.

 

A ação é denominada ‘Divisas’, em virtude de a atividade ilícita ocorrer principalmente entre as cidades de Piaçabuçu e Brejo Grande, sendo ambas banhadas pelo rio São Francisco.

 

A Deic realizou a representação dos mandados com base nas provas técnicas obtidas e os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

 

Até o momento, 14 pessoas foram presas. Onze prisões aconteceram em Piaçabuçu, uma em Brejo Grande e três em Aracaju.

 

Durante o cumprimento dos mandados em Piaçabuçu, um dos alvos recebeu as equipes policiais a tiros. Os militares revidaram a agressão sofrida e o indivíduo acabou ferido, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

 

Também foram apreendidos um revólver, uma pequena quantidade de droga e de dinheiro em espécie.

 

Efetivo empregado

 

Para o cumprimento dos mandados foram empregados policiais militares de Alagoas do 11° Batalhão, do 3º Batalhão, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão Rodoviário. A Polícia Militar de Sergipe empregou policiais do Comando de Operações Especiais (COE-PMSE).

 

Já a Polícia Civil contou com a participação de agentes do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre), da seção de capturas e NI da Deic, da Gerência de Polícia Judiciária da Área 3 (GPJ-3) e da 7ª Delegacia Regional de Polícia de Penedo.

 

A Polícia Civil sergipana deu apoio à operação por meio da Delegacia de Malhada dos Bois. Além disso, também houve apoio do Grupamento Aéreo da SSP de Alagoas.

 

A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime e pode contribuir com o trabalho da Segurança Pública realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas, dentre outros, por meio do Disque Denúncia. As ligações para o 181 são gratuitas e o sigilo é garantido.

Categorias