SAÚDE
Nutricionista fala sobre a importância da alimentação saudável para a saúde e o bem-estar da população
Agência Alagoas
Atualizado em 21/01/2025 16:50
Adotar uma alimentação saudável e balanceada não é apenas uma escolha, mas um investimento na saúde a longo prazo. Segundo a nutricionista Victoria Apolinário, do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), uma dieta equilibrada é um dos principais fatores para prevenir doenças crônicas, melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar físico e mental.
Ela explicou que uma alimentação saudável deve ser composta por alimentos frescos, naturais e variados, que forneçam os nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Isso inclui carboidratos, proteínas, gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais em proporções adequadas. A diversidade é fundamental para garantir que o corpo receba todos os nutrientes necessários para funcionar de forma eficiente.
“Eu sempre digo que, para ter uma alimentação saudável, uma boa dica é planejar a alimentação, buscar sempre variar as fontes de nutrientes. Além de se hidratar adequadamente e reduzir o uso de ultraprocessados como salsichas, calabresas, biscoitos recheados, salgadinhos, entre outros”.
A alimentação saudável é composta por diferentes grupos alimentares, segundo a nutricionista, cada um com um papel essencial. Os carboidratos, por exemplo, são a principal fonte de energia, indispensáveis para o cérebro e os músculos. Já as proteínas auxiliam na construção, reparação e manutenção dos tecidos do corpo.
“As gorduras boas promovem a absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), além de ajudar na produção hormonal e na saúde celular. Cabe às vitaminas e aos minerais garantir o funcionamento metabólico, a imunidade e a saúde óssea. E as fibras contribuem para o bom funcionamento intestinal, controle de glicemia e redução do colesterol”, acrescentou.
Como montar um prato saudável?
Para garantir um prato equilibrado, a especialista recomenda a seguinte proporção: metade do prato deve conter vegetais e legumes. Um quarto com carboidratos complexos, como arroz integral ou quinoa. E outro quarto com proteínas magras, como peixe, frango ou leguminosas.
“A falta de tempo é um dos maiores desafios para manter uma alimentação saudável. Indico planejar as refeições com antecedência, preparando marmitas e escolhendo lanches práticos, como frutas, nozes e iogurte natural. Dessa forma, é possível evitar opções pouco saudáveis“.
Hidratação: uma parte essencial da alimentação
Uma dieta equilibrada pode reduzir significativamente o risco de doenças como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. Alimentos ricos em fibras, antioxidantes e gorduras boas ajudam a controlar os níveis de colesterol, glicemia e pressão arterial, além de fortalecer o sistema imunológico e combater inflamações.
Entretanto, manter o corpo hidratado é tão importante quanto uma boa alimentação. A ingestão recomendada de líquidos, de acordo com a nutricionista, varia entre 2 e 2,5 litros por dia para adultos, mas pode ser ajustada com base no peso corporal: basta multiplicar o peso por 30 para obter a quantidade ideal. A água é a melhor opção, enquanto bebidas como refrigerantes, sucos industrializados e álcool em excesso devem ser evitadas”.
Victoria Apolinário reforçou que fatores como falta de tempo, acesso limitado a alimentos frescos e a desinformação são barreiras para uma alimentação saudável. “A educação alimentar é uma ferramenta poderosa para conscientizar sobre a importância de escolhas saudáveis, desmistificar conceitos e transformar hábitos de forma sustentável”.
Segundo ela, ter como meta de vida uma alimentação saudável é um passo essencial para a saúde. “Pequenas mudanças diárias, como a escolha de alimentos frescos e o planejamento de refeições podem trazer benefícios significativos para o corpo e a mente, contribuindo para uma vida longa e de qualidade”.