CULTURA
Músico penedense Wellington Pinheiro apresenta Circulando Melodias na cidade natal
Em Penedo, o projeto Circulando Melodias é apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ)
Assessoria
Atualizado em 13/05/2025 16:16

Um pôr de sol em Penedo fica mais encantador ao som de um chorinho tocado por Wellington Pinheiro, músico reconhecido nacionalmente que retorna à cidade natal com o projeto Circulando Melodias.
O reencontro do pesquisador e instrumentista que domina cavaco, bandolim e violão com a cidade onde nasceu acontece na próxima sexta-feira, 16, a partir das 17 horas, na Praça 12 de Abril, ao lado da Pousada Colonial/Igreja das Correntes.
Nesse cenário barroco, emoldurado pela orla ribeirinha, Wellington do Cavaquinho – como é mais conhecido – apresentará aspectos da história e dos elementos que compõem o choro durante o evento aberto ao público.
O trabalho que integra o Circuito de Música Instrumental contempla cidades alagoanas, destacando o gênero musical reconhecido em 2024 como patrimônio cultural do Brasil e o cavaquinho, instrumento símbolo do chorinho.
“O objetivo é levar conhecimento para quem ainda não conhece ou não tem intimidade com o choro e com o cavaco. Vamos apresentar a trajetória desse gênero, executando composições de artistas como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha e tantos outros que marcaram época”, explicou Wellington Pinheiro para a Gazetaweb.
O projeto Circulando Melodias é feito com palestra e música, uma produção da Organização da Sociedade Civil (OSC) Patacuri, sediada em Maceió (onde o músico reside), iniciativa que tem investimento da PNAB (Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc) e operacionalização da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult Alagoas).
Em Penedo, o projeto Circulando Melodias é apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).

