--

Notícia

--

CULTURA

Manual prático e inclusivo de preservação revela dinâmicas e potencialidades culturais de Penedo

Redação com Assessoria
Atualizado em 21/02/2025 16:05

Manual prático e inclusivo de preservação revela dinâmicas e potencialidades culturais de Penedo
O projeto é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal
O projeto Penedo Criativa e Histórica – Manual Prático e Inclusivo de Preservação foi selecionado em 2023 pelo edital de patrimônio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult/AL), via Lei de Incentivo Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura. A proposta, idealizada pela museóloga Cármen Lúcia Dantas, resultou em um guia digital que, ao mergulhar no passado de Penedo, possibilita compreender a história da cidade com uma perspectiva contemporânea.
 
Concebido para leitores de tela, compatível com smartphones e disponível em PDF acessível, o conteúdo – construído em parceria com a jornalista Cíntia Ribeiro – enfatiza que Penedo é fruto de múltiplas mãos, vozes, rostos e histórias: povos originários, africanos escravizados, colonizadores portugueses, além de uma rica mistura de crenças, etnias e tradições que se fundiram ao longo dos séculos. O manual pode ser solicitado sem custos pelo e-mail manualpenedoinclusiva@gmail.com.
 
Organizado em seções, Penedo Criativa dialoga principalmente com as novas gerações e reforça que revisitar o passado não precisa ser uma experiência monótona, muitas vezes presa à ideia eurocêntrica de museu, cultura e patrimônio. Além disso, as principais imagens deste Manual possuem texto alternativo para acessibilidade de pessoas com deficiência visual.
 
De acordo com as autoras, a proposta do guia é atualizar, para diferentes públicos, sobretudo para as juventudes, a compreensão de que tudo o que encontramos na cidade – monumentos, construções, ruas, casas, histórias e costumes – não reflete apenas a presença do colonizador. A cidade é, sobretudo, resultado da ancestralidade negra e da resistência indígena, ainda que os povos originários tenham sido quase dizimados na região.
 
Essa abordagem, que refina registros anteriores, mostra como a história conecta o presente às raízes de quem veio antes, sem ignorar as injustiças e violências que marcaram as cidades históricas, profundamente afetadas pelos processos de colonização.
 
Pegada de internet – Em linguagem simples, acessível e com pegada de internet, os diferentes tópicos abordam a história da cidade, sua cultura, estilos arquitetônicos e costumes. Curiosidades e eventos que fazem de Penedo um lugar único se mesclam a informações sobre monumentos, ruas, casas, igrejas e outras construções que unem traços do barroco ao modernismo. Tudo isso sob a perspectiva das histórias de fé, exploração, resistência, diversidade e preservação.
 
É fundamental aproximar as novas gerações dos sítios históricos de Alagoas em diálogo permanente com os patrimônios material e imaterial, reforçando o engajamento de jovens estudantes na importância de preservar esses espaços. É educativo e necessário.
O manual não é um simples checklist de “como contar histórias bonitas”. É um guia que chama para a realidade: reconhece a complexidade das trocas culturais e as raízes do racismo sem perder de vista a atualidade dessas pautas. Com uma linguagem inclusiva, o texto orienta ações que promovem diversidade, assegurando que as narrativas futuras sejam construídas coletivamente, respeitando diferentes saberes e territórios de pertencimento.
 
Dessa forma, Penedo Criativa se consolida como uma iniciativa que não apenas resgata o que foi vivido, mas também reposiciona essas memórias em diálogos contemporâneos. Ao valorizar as narrativas negras e indígenas, o projeto mostra que história, cultura e inovação podem (e devem) andar juntas, construindo um futuro mais inclusivo, mais consciente e repleto de possibilidades para a região. 
 
O projeto é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal operacionalizado  pelo Governo de Alagoas , através da Secretaria de Estado e Economia Criativa. 
 
“Proteger monumentos e sítios históricos é essencial para manter viva a nossa herança cultural. Com isso em mente, desenvolvemos orientações voltadas para o público interessado, incentivando a responsabilidade coletiva na conservação do patrimônio de Penedo. Essas dicas não apenas valorizam o respeito cultural, mas também ajudam a evitar danos e a garantir a sustentabilidade desses lugares, para que as próximas gerações continuem aprendendo e se inspirando na nossa história”, declarou Cármen Lúcia Dantas.
 
“A urgência de conversar com as novas gerações veio da necessidade de envolver estudantes na preservação e na inclusão. Usar o termo ‘manual’ é justamente abrir caminhos para olhares diversos e para o reconhecimento de cada uma dessas perspectivas históricas no sítio de Penedo. Formulamos um manual prático de preservação em formato digital para suprir a demanda de educação patrimonial não só entre visitantes, mas principalmente entre quem vive na região”, ressaltou Cíntia Ribeiro.
Categorias