--

Notícia

--

14ª EDIÇÃO

Circuito Penedo de Cinema anuncia Mostra Internacional Socioambiental de Curtas

Atividade será realizada no dia 29 de novembro, sexta-feira, no Cine São Francisco e a entrada é franca

Redação
Atualizado em 14/11/2024 10:13

Circuito Penedo de Cinema anuncia Mostra Internacional Socioambiental de Curtas

O Centro de Convenções Zeca Peixoto, popularmente conhecido como Cine São Francisco, será palco de mais uma Mostra Internacional Socioambiental de Curtas, um dos destaques da 14ª edição do Circuito Penedo de Cinema. Na ocasião, o público terá a oportunidade de assistir filmes de outros países com a pegada socioambiental, uma das bandeiras defendidas pelo evento, tudo de maneira gratuita.

 

 

Segundo o coordenador geral do evento, Sérgio Onofre, a atividade vem com a proposta de internacionalizar o Circuito Penedo. “Além disso, a Mostra também é um compromisso assumido com a Unesco no sentido de dialogar com outros países do mundo que estão dentro ou fora desse espectro das Cidades Criativas. É como um intercâmbio, levar o nosso trabalho para outros países e trazer outros países para mostrarmos o trabalho deles aqui no Brasil, especialmente em Penedo”, explicou Onofre.

Filmes que serão exibidos

A programação terá início logo cedo, às 8h, com La Bolsilla de Agua Caliente, da Argentina. O filme conta a história de Catalina, que vê a noite que ela imaginava como a mais chata se transformar em uma emocionante aventura, mudando sua vida para sempre.

Na sequência, é a vez do curta mexicano Semillas, el legado de la Tierra, que fala sobre Ramón, que preserva diferentes variedades de milho para compartilhá-las com outros agricultores e Camilo, agricultor experiente, que guarda junto com suas sementes a esperança de um futuro que volta às raízes. Ambos vivem com a preocupação de que quando morrerem não haverá ninguém para continuar o seu legado.

A Mostra exibe também o curta Un Cuarto de Equipaje, do Equador, que conta a trama de Soledad, imigrante de 65 anos, que enche uma mala de presentes para enviar a sua família, enquanto ela mergulha em uma jornada de fantasias e lembranças de seus queridos parentes e dos inúmeros objetos que acumulou para eles em uma montanha de bagagens dentro de seu quarto pequeno.

Do Peru, o Circuito Penedo de Cinema exibe La Voz del Huito, que narra a saga de Luis Tayori, um descendente indígena Harakbut, cujas origens remontam às profundezas da selva peruana. Anos depois do primeiro contato com os missionários Dominicanos, Luis narra as memórias de sua infância e de seus avós. Por meio de um arquivo fotográfico das primeiras incursões dominicanas, ele procura encontrar respostas ao encontro entre dois mundos e reafirmar a sua identidade.

Já da Colômbia, o filme La Isla encerra a programação da Mostra Internacional Socioambiental de Curtas, contando a história de uma pequena ilha que outrora albergou famílias marginalizadas pelas políticas de progresso, um jovem transita entre a tensa calma e a incerteza do seu cotidiano, pela falta de oportunidades e pelo estado de abandono. Ao imaginar como é a vida na cidade, ele tenta sair da ilha em busca de novos horizontes antes que seja tarde demais.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema será realizado de 25 de novembro a 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), e apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Mistika, Super Connect, Infograf e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o Circuito pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.

Categorias