O teatro é um espelho da sociedade, mas para o ator, diretor e produtor cultural alagoano Jaime Filho o palco também pode ser um canal de cura e conscientização.
Inspirado em sua vivência, ele criou o monólogo “Simplesmente Norma!”, espetáculo que estreia em Penedo na noite desta quinta-feira, 29, no Theatro Sete de Setembro, às 19h30, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).
Com uma proposta inovadora, a obra dirigida por Roberto Júnior utiliza o humor e o drama para abordar o Alzheimer, uma doença que atinge milhões de famílias e que, muitas vezes, é tratada apenas sob a ótica das perdas.
Baseado nas experiências reais do ator com sua mãe, que faleceu em agosto do ano passado, Jaime Filho inicia a turnê de Simplesmente Norma em Penedo, utilizando o riso como uma estratégia de acolhimento.
“A gente estreia em Penedo porque é uma ‘casa’ que sempre atende bem os grupos que vão para lá, o teatro está perfeito, com iluminação e som”, destacou Jaime Filho em entrevista para a TV Gazeta.
Ele explicou ainda que inseriu o humor na peça para que o público não saia de casa apenas para ver tristeza, mas para compreender que, mesmo diante da “loucura” e das perdas de memória, o carinho e a alegria são essenciais para superar as dificuldades do dia a dia.
“A gente tem que ter carinho, cuidar e compreender o ser humano que está ali. Com amor, consegue superar tudo isso”, afirmou Jaime Filho para a repórter Mariane Rodrigues.
Simplesmente Norma! proporciona uma reflexão espirituosa e comovente sobre o que nos torna humanos, focada em como nós podemos cuidar e amparar nossas famílias quando percebermos que alguém é acometida pelo Alzheimer.
Serviço
Espetáculo teatral Simplesmente Norma!
Local: Theatro Sete de Setembro
Data: 29 de janeiro
Horário: 19h30
Indicação etária: Acima de 14 anos
Ingresso no local
Por Secom/PMP
