O salário do deputado Alexandre Ramagem foi bloqueado pela Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (1°). A decisão partiu de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ramagem está atualmente foragido nos Estados Unidos. Ele foi condenado a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Além de Ramagem, os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP) também tiveram os salários bloqueados pela Casa. O salário de um deputado federal é de R$ 46.366,19.
Segundo a Câmara, o caso do parlamentar está “sendo tratado em decisão judicial sob segredo de justiça. (…) A Câmara dos Deputados cumpre todas as decisões judiciais”, afirmou em nota ao g1.
O ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) desembarcou nos Estados Unidos na segunda semana de setembro, antes do final do julgamento da trama golpista.
Foragido
Deputados federais da bancada do PSOL haviam pedido a decretação da prisão preventiva de Ramagem em 19 de novembro. No entanto, segundo a TV Globo, a prisão preventiva do parlamentar já havia sido decretada pelo ministro Alexandre de Moraes após pedido sigiloso da PF.
Durante a investigação, Ramagem foi proibido pelo ministro Alexandre de Moraes de sair do país e teve de entregar todos os passaportes nacionais e estrangeiros.
Segundo a Polícia Federal, a saída do Brasil se deu de forma clandestina, com a intenção de evitar uma eventual ordem de prisão.
